terça-feira, 10 de julho de 2012

PROJETO PRIMAVERA


Do mesmo modo que no início da primavera todas as folhas têm a mesma cor e quase a mesma forma, nós também, na nossa tenra infância, somos todos semelhantes e, portanto, perfeitamente harmonizados.
Arthur Schopenhauer


Justificativa: A primavera é a estação das flores, e por isso mesmo a mais encantadora das estações. Quem não fica encantado com o desabrochar de uma bela rosa, com o trinado dos pássaros e com o pousar das abelhas tirando o néctar das flores?
Isso tudo é tão corriqueiro que mal nos damos  da importância da estação chamada estação das flores. 
Pensando nisso elaborei o seguinte projeto no intuito de tornar as crianças mais familiarizadas com essa linda estação e conscientizá-la de sua importância no equilíbrio natural do ambiente.
O que aconteceria caso a primavera não chegasse?
É diante desse tema que as crianças irão desenvolver seus  durante essas semanas, interagir com o meio ambiente e desenvolver seu processo cognitivo dentro e fora de .


Objetivo Geral : Tornar o educando consciente da importância vital  da primavera em nossas vidas visando a aquisição de conhecimento de mundo e promovendo a interação aluno e meio ambiente, afim de adquirir valores que farão diferença em seu futuro.
Objetivos específicos:
Serão desenvolvidos por cada professor durante o processo, afinal quem melhor que o professor pra saber a meta a ser atingida em sala de aula?

Algumas sugestões de Objetivos:




* Desenvolver na criança o interesse pelo meio ambiente e suas estações.
* Identificar vogais e consoantes nas letras das músicas do vídeo
* Perceber as estações como primordias pra vida em nosso planeta
* Resolver e criar situações problema dentro do tema proposto
* Produzir textos com coerência e organização
* Criar painéis ( sugestão aqui no blog)
* Desenvolver seu potencial artístico na pintura de telas
* Trabalhar sua coordenação motora durante as atividades de artes e produção de materiais pra uma bandinha
*Identificar as estações por suas  características
* Desenvolver estratégias de ajuda ao meio ambiente
* Pesquisar receitas e curiosidades sobre a primavera
* Descobrir através de pesquisa entre os familiares a data em que inicia e termina cada estação
* Elaborar gráficos e tabelas com os dados da pesquisa.
* Fazer listagem dos personagens do filme adjetivando-os.
* Trabalhar substantivos próprios dando nome às flores
* Identificar a profissão de cada personagem e montar livrinho ilustrado sobre cada uma delas.
* Montar rilha de flores pra trabalhar operações
* Trabalhar frações com as receitas pesquisadas e feitas em sala de aula.

 Abertura


O projeto terá inicio no dia ___ / ____  com os alunos no pátio em uma Sessão Pipoca com o filme PRIMAVERA PARA MORANGUINHO. ( Seria interessante que o filme fosse exibido com auxílio de retroprogetor).DURAÇÃO :  45 min
Ao término da Sessão apresentação de teatro de fantoches com a turma da moranguinho fazendo pergunta a cerca do filme e sobre a estação das flores para que o professor tenha prévia ideia do conhecimento do aluno. ( cada professor deve anotar em uma prancheta previamente pronta o conhecimento de cada aluno a fim de desenvolver atividades dentro da dificuldade de cada um)


Desenvolvimento: Durante toda a semana o professor deverá trabalhar com os personagens do filme contextualizando o tema primavera com os conteúdos abaixo propostos.


Sugestões de atividades:



Joguinhos educativos como memória sílabas e trilhas.
Confecção de flores com garrafas Pet 
Montagem de bandinhas.
Elaboração de músicas e paródias com o tema do projeto pra concurso final.
Promover rodas de conversa explorando o tema do projeto
Fazer lista das profissões citadas no vídeo
Fazer lista de palavras com o nome das flores colocando-as em ordem alfabética
Elaborar problemas interessantes para resolução rápida e eficaz do aluno
Utilizar o calendário para indicar o que predomina em cada estação como a neve no inverno que aparece no filme, mas é raro acontecer no Brasil.
Fazer pesquisa de campo,  coleta de flores listando suas características.
Confeccionar flores e escrever dentro de cada uma delas palavras relacionadas com a primavera onde apareçam encontros vocálicos ou consonantais.
Discutir os efeitos do aquecimento global e os motivos pelos quais as estações estão a cada ano mais confusas.
Produzir e ilustrar textos sobre a personagem primavera
Explorar o talento artístico do aluno fazendo pintura em tela com os temas: Como o mundo seria sem a primavera e Um mundo primaveril ( utilização das telas na exposição final).
Confeccionar álbum utilizando palitos de fósforo, pedacinhos de EVA pintura com bucha e textura
Construir maquetes utilizando recursos naturais 
Pesquisar comidas que tem flores como ingredientes e trabalhar matemática partindo dela.



Conteúdos Propostos:

Profissões
Resolução de problemas
Calendário
Letras do alfabeto
Vogais
Consoantes
Encontro consonantal
Preservação ambiental 
Produção Textual
Leitura e Escrita 
As estações do ano
Adjetivos
Substantivos próprios e comuns
Gráficos e Tabelas
Frações

Fechamento: Prepare uma mesa  com flores,  frutos da estação e algumas receitas com flores que forem utilizadas durante o projeto.
Prepare uma segunda mesa para um juri e no meio ponha um tapete vermelho e  um palco improvisado em frente.
Monte também 4 stands em  salas de aula no 1°  exponha as telas pintadas pelos aluno  com o tema Como o mundo seria sem a primavera  no 2°  Um mundo primaverial , no 3° A exposição dos trabalhos realizados durante o projeto e no 4° Exposição de fotos.

O organizador deverá iniciar o evento com apresentação de slide sobre os trabalhos desenvolvidos ao som de música utilizada durante o processo.
Em seguida teremos a apresentação das paródias e músicas criadas pelos alunos e tocadas com instrumentos da bandinha
Dando prosseguimento ao evento  teremos o desfile das fadinhas Primavera de cada turma.
Será aberto então um intervalo para a visita dos stands e decisão do Juri.
Retornando ao pátio serão abertos os envelopes e feita as premiações.
Ao final os alunos e convidados irão saborear as guloseimas da mesa preparada ( colocar som ambiente músicas do projeto).
Sugestão de premiação:
Medalhas em formato de florzinha pra fadinha Primavera vencedora
Kit Pintor pra melhor tela
Gravação de Cd ou Dvd pra melhor bandinha

Duração: 2 semanas




Avaliação: Será feita em todo processo através de atividades escritas, debates, e trabalhos realizados pelos alunos

DESENHOS PARA COLORIR


MEIO AMBIENTE


Projeto Meio ambiente e Consciência ecológica

  • Apresentação
  A preservação do meio ambiente vem ocupando lugar de destaque nas discussões em sala de aula e na mídia em geral. 
“Em termos de educação, essa perspectiva contribui para evidenciar a necessidade de um trabalho vinculado aos princípios de dignidade do ser humano, da participação, da co-responsabilidade e da solidariedade.” (Parâmetros Curriculares Nacionais: meio ambiente e saúde / temas transversais - MEC, p. 19).
Seguindo esse pensamento, as turmas de 1º ano da Escola Municipal..., vem propor com esse projeto mudanças de consciência e de valores que promovam as mudanças de atitudes necessárias em relação à preservação e conservação do meio ambiente.

  •  Objetivo Geral:
 Adotar posturas no ambiente escolar, em casa e na comunidade que levem a interações construtivas, justas e ambientalmente sustentáveis.
  • Objetivos Específicos:
 - Elaborar atividades onde se façam necessários o uso da observação, da comparação e da formulação de hipóteses;
- Ouvir histórias, poesias e textos informativos relacionados ao tema;
- Ouvir músicas, assistir a vídeos que tratem do tema;
- Economizar água nas diversas situações cotidianas em casa e na escola;
- Colaborar para a preservação da água no meio-ambiente;
- Adquirir hábitos de cuidado e preservação do meio onde se vive;
- Conhecer e combater o mosquito da Dengue;
- Construir um jardim suspenso;
- Conhecer os materiais que podem ser reciclados;
- Incentivar a coleta seletiva;
- produzir trabalhos de artes, utilizando as diversas linguagens artísticas.
  
  • Componentes curriculares relacionados ao projeto.
 1-     Ciência – Meio ambiente e saúde
2-     Língua Portuguesa (linguagem oral e escrita)
3-     Matemática
4-     História
5-     Geografia

  •  Conteúdos:
 Ciência – meio ambiente e saúde:
  • O que é o meio ambiente
  • Os quatro elementos da natureza
  • Água
  • Manejo e conservação ambiental (jardim)
  • Reciclagem

Língua portuguesa:
  • Poemas
  • Histórias
  • Contos
Com temas voltados ao meio ambiente.

Matemática:
  • Situações problemas
  • Noções de tempo

História:
  • Grupos sociais
  • Costumes
  • Cultura indígena
 Geografia:
  • Os papéis da comunidade
  • Escola
  • Família
  •   Etapas previstas:


  1.  Trabalhar o texto: Cuidando da Natureza Vamos cuidar
    Da mãe Natureza
    Preservando a vida
    Do nosso Planeta.

    Não desperdicem água
    Para não faltar
    Separe todo lixo
    Para reciclar.

    Não destruam as matas
    Árvores e flores
    Que enfeitam o mundo
    Com as suas cores.

    Não poluam o ar
    Isso não é legal
    Na certa vai causar
    O aquecimento global.

    Vamos trabalhar
    Nessa tarefa urgente
    Para preservar
    O nosso meio ambiente.

    Leila Maria Grillo

- Desenho interpretativo do texto lido e discutido. (Expor material produzido).

  1.  O líquido da vida. Apresentação da música – Xuá xuá.  Turma da MônicaComposição: Marcio Araujo
Atividade proposta: recortar de revistas e jornais onde podemos encontrar a água. Cartaz coletivo.        
  1. Leitura do texto: ÁGUA CLARINHA – conversação sobre a utilidade da água: atividade individual em ofício.
  2.  História: O MUNDINHO AZUL. Construção de um livro gigante.
  3.  O ciclo da água – vídeo: A turma da Clarinha e o ciclo da água. Confecção do livro: O ciclo da água.
  4.  Cuidado com o mosquito: Dengue o que é isso? Conversação. Pode ou não pode apresentação de cartaz. Construção de uma parodia com o tema DENGUE (atividade coletiva). Elaboração de informativos sobre a DENGUE para ser entregue a comunidade.
  5.  (Dia da árvore e início da Primavera) O fantástico mundo do jardim: observação do espaço verde da escola, registros através de escrita e de desenhos. O que encontramos em um jardim? Quais os animais? Quais as plantas? Confecção dos animais de jardim com material de sucata. História: A primavera da lagarta (avental da história) Confecção de personagens da história com massinha de modelar. Propor arrumação do jardim da escola, construção de um jardim suspenso. Quais as flores que iremos plantar? Cuidados com as plantas.                                                                                            História – A margarida Friorenta, utilizar fantoche para contar a história (desenho interpretativo).                                                                                                 
  6.  Reciclagem: trabalhar o livrinho individual A MAGIA DO LIXO.  O que é reciclagem? Para que serve? A importância da reciclagem.
  7. Produto final: exposição dos materiais construídos pelos alunos no decorrer do projeto, apresentações musicais, apresentações teatrais etc.  

ATIVIDADES






ESCOLA  IDEIA CRIATIVA
Serviço de coordenação pedagógica


Aluno(a)_____________________       série  ________         turno_________

Informante:
Nome:_______________________________________________________________
Função:_____________________________________________________________

I-  Hábitos:
1 . Apresenta seqüência lógica durante as narrações?  S (  )    N (   )    (  ) NO  
2. Apresenta asseio  pessoal e ambiental?                     S (   )    N (   )    (  ) NO   
3- Apresenta hábitos de cortesia?                                 S (   )    N (   )    (  ) NO  
4- É assíduo?                                                                S (   )    N (   )    (  ) NO  
5- Apresenta tiques?                                                    S (   )    N (   )    (  ) NO  
     Quais?______________________________________________________________
     ____________________________________________________________________
6- inventa situações?                                                    S (   )    N (   )     (  ) NO

II-      Desenvolvimento psico-motor:
1 .Mostra-se                                                                S (   )    N (   )     (  ) NO                                          
2.Apresenta visão normal?                                         S (   )    N (   )   (  ) NO      
3. Apresenta audição normal?                                    S (   )    N (   )  (  ) NO    

III- Desenvolvimento mental/linguagem.
  1. Demonstra equilíbrio emocional?                               S (   )    N (   ) (  ) NO        
  2. Exprime idéias  clareza?                                      S (   )    N (   )   (  ) NO        
  3. Narra fatos e  experiências com detalhes?                S (   )    N (   )    (  ) NO                                   
  4. Apresenta seqüência  lógica durante a narração?    S (   )    N (   )   (  ) NO      
  5. Memoriza poemas/canções/nomes?                           S (   )    N (   )   (  ) NO      
  6. Possui pronuncia correta?                                      S (   )    N (   )     NO (   )  
  7. Transmite recados com clareza?                            S (   )    N (   )     NO (   )  
  8. Fala sem hesitar ou gaguejar?                                  S (   )    N (   )  (  ) NO       
  9. Espera sua vez para falar?                                       S (   )    N (   )   (  ) NO      
  10. Fala sobre si mesmo?                                                S (   )    N (   )    (  ) NO     
  11. Demonstra medo/ insegurança?                              S (   )    N (   )  (  ) NO        
  12. Pede auxílio sem constrangimento?                        S (   )    N (   )    (  ) NO     
  13. Apresenta dificuldade na leitura?                          S (   )    N (   )  (  ) NO                                           
  14. Compreende o que lê?                                              S (   )    N (   )   (  ) NO      
  15. Acrescenta, omite palavras na leitura?                 S (   )    N (   )   (  ) NO      
  16. Há dificuldade na leitura?                                    S (   )    N (   )    (  ) NO        
Qual(is)?_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

IV- Desenvolvimento emocional/integração social.
  1. É criativo?                                                                   S (   )    N (   )  (  ) NO  
  2. Concentra-se nas atividades  o final?                    S (   )    N (   )   (  ) NO 
  3. Demonstra habilidade na resolução dos problemas?  S (   )    N (   )  (  ) NO
  4. Apresenta comportamento adequado?                       S (   )    N (   )   (  ) NO  Especifique:__________________________________________________________________
  5. Participa das atividades espontaneamente?         S (   )    N (   )    (  ) NO
6- Respeita os direitos e pertences alheios?                 S (   )    N (   )     (  ) NO
7 - Atende as solicitações  prontamente?                    S (   )    N (   )     (  ) NO
8- Atende ás solicitações prontamente?                     S (   )    N (   )     (  ) NO
9- Tem amigos?                                                           S (   )    N (   )    (  ) NO
10- Brinca com grupos  diferentes?                            S (   )    N (   )    (  ) NO
11. É aceito  pelo grupo?                                              S (   )    N (   )   (  ) NO
12- Chora com facilidade?                                           S (   )    N (   )         
13- Prefere brincar:
     (   ) Só   (   ) grupos   (   ) 1 ou 2 amigos   (   ) adultos  



V- Com freqüência, mostra-se:
     (   ) pensativo          (   ) concentrado     (    ) atento         (    ) agressivo
     (   ) interessado       (  ) apático               (   ) disperso       (   )  instável
     (   ) curioso             (   ) tímido               (   ) líder              (   ) agitado
     (    ) submisso         (   ) calmo                (   ) organizado    (   )  egoísta
     (   ) triste               (   ) alegre                (   ) dependente     (  ) NO

VI- Comportamento frente ao meio escolar. 
1-      O aluno gosta da escola?                               S (   )    N (   )     NO (   )  
2-      Alguma  dificuldade de adaptação?            S (   )    N (   )     NO (   )    
Especifique?
________________________________________________________________
3-      Há bom relacionamento  entre o aluno e os professores?
 S (   )    N (   )     NO (   )  

Especifique?_________________________________________________________________


4-      Há bom relacionamento entre a aluna e os funcionários?
         S (   )    N (   )     NO (   )  
        Especifique________________________________________________________________
5-      Há bom relacionamento entre a aluna e a turma?
S (   )    N (   )     NO (   )  

Especifique_________________________________________________________________

6-      Acata a autoridade?
        S (   )    N (   )     NO (   )  
7-      Quem é o responsável pela aluna na escola?
         (   )  mãe       (    ) pai      (    ) outros
        Especifique (se outros)
        __________________________________________________________________
       8 – A família demonstra interesse pela vida escolar da aluna?
        __________________________________________________________________
       
9    -Caso queira completar com  outras informações, utilize o espaço a seguir.
        ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________