sábado, 29 de setembro de 2012

Sem Rodeios, Sem Desculpas




Prepara-te… para te encontrares com o teu Deus.(Amós 4:12).

 “Prepara-te!” Deus não usa de rodeios. Ele não precisa ser politicamente correto. Jamais necessita voltar atrás do que disse. Essa ordem, “prepara-te”, não tem como ser mal interpretada. E, portanto, ninguém pode arranjar uma desculpa.

Deus Se apresenta a nós com fatos. Um dia eu e você estaremos diante dEle. 

Nossas opiniões e conceitos acerca disso não interessarão, pois uma coisa é certa: ninguém pode ignorar Deus. O que faremos quando O encontrarmos? Para isso também temos uma resposta bem clara: “Deus há de julgar os segredos dos homens” (Romanos 2:16).

Pensar em Deus como Juiz é desagradável. Um “Deus de amor”, que concorda ou desculpa tudo o que fazemos, é bem mais conveniente. Mas um Deus onisciente, que pesa e julga cada uma de nossas ações, palavras e pensamentos, e ainda condena todos os que rejeitam Sua oferta de salvação na Pessoa de Seu Filho – o que sentir e pensar sobre Ele?

Deus não é injusto. Ele não permite que afundemos na perdição eterna sem aviso. É por essa razão que Ele deixou registrada em Sua Palavra a ordem de nos prepararmos.

Jesus Cristo morreu na cruz. Ali suportou a ira de Deus em relação aos pecados de todos os que abandonam o caminho da independência e creem nEle. 

A pessoa que O aceita pela fé não precisa mais ter medo de Deus como Juiz, pois recebeu a vida eterna e a promessa de João 5:24: “Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida”.

OBEDIENCIA


Qual será o fim daqueles que são desobedientes ao evangelho de Deus?(1 Pedro 4:17).

Obediência não é uma característica popular hoje em dia. No curso da História, terríveis abusos têm sido cometidos para obtê-la. Forças políticas e ideológicas exigem obediência apenas para manipular as pessoas, que, por fim, reconhecem que foram enganadas. Isso faz com que a rejeição da autoridade se torne justificável.

Obediência também é algo incômodo para muitos. Ninguém gosta de ver sua vontade própria desconsiderada, nem de ser forçado a fazer o que os outros dizem. Portanto, estamos sempre correndo o risco de nos recusarmos a nos submeter às autoridades, caindo na rebelião. Quer seja na família, na vida profissional ou pública, a rebelião à autoridade torna a cooperação impossível. Isso significa que hoje a submissão é conseguida através de muitos argumentos e discussão. Somente o tempo dirá se isso é bom ou não.

Porém, existe Alguém que exige obediência absoluta e não abre mão de um milímetro de Sua autoridade: o Deus Todo-poderoso. Não podemos barganhar com Ele. Toda boca irá silenciar diante de Seu trono de julgamento. Entretanto, Ele é um Deus de graça, que não deseja que alguns se percam (2 Pedro 3:9); e, portanto, “anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam” (Atos 17:30). Todos os que obedecem à Palavra de Deus revelada no evangelho, crendo no Redentor, Jesus Cristo, receberão herança na glória celestial. Já a porção dos que não obedecem a Deus será o juízo eterno. Esse é o testemunho da Bíblia, a Palavra de Deus.

“Qual será o fim daqueles que são desobedientes ao evangelho de Deus?” A resposta é clara: “Os rebeldes habitam em terra seca (Salmo 68:6), “serão lançados nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes” (Mateus 8:12).

Algo Que Não se Pode EscondeR




E Jesus, voltando-se, e vendo-a, disse: Tem ânimo, filha, a tua fé te salvou. E imediatamente a mulher ficou sã. (Mateus 9:22).

Aqui estava uma mulher em absoluta necessidade: nenhum médico foi capaz de curá-la. Ela já havia consultado a muitos, mas os esforços deles somente a fizeram piorar, aumentando seu sofrimento e dilapidando sua fortuna (Marcos 5:26). Sua situação parecia impossível de ser solucionada. Então ela ouviu falar do Senhor Jesus de Nazaré, e tomou coragem. Disse: “Se eu tão-somente tocar a sua roupa, ficarei sã”. Ela esperava que pudesse se aproximar dEle sem ser notada, caminhando entre a multidão, pois sua condição não podia ser revelada.

Então um milagre aconteceu: quando ela tocou nas vestes do Senhor, sentiu que havia sido curada. O Senhor também sentiu que dEle saíra poder. Ele Se voltou para a mulher, que foi forçada a declarar “diante de todo o povo a causa por que lhe havia tocado, e como logo sarara” (Lucas 8:47).

Quem traz o fardo de seus pecados a Cristo para obter perdão pode aprender uma lição com esse episódio. Temos de confiar que Ele nos perdoa. “Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores” (1 Timóteo 1:15). Se nos aproximarmos dEle com toda a nossa culpa, a obra da salvação é uma questão pessoal entre Ele e nós. Não depende de ninguém mais. Porém, depois que tocamos o Senhor Jesus, a “cura” tem de ser manifesta publicamente. Quanto maior for nossa necessidade, mais fácil será. “Com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação” (Romanos 10:10).