sábado, 28 de julho de 2012

NOSSOS ALUNOS MERECEM.

Desde os primeiros anos de nossas vidas, ainda bem pequeninos, começa nossa vida de estudante. São os primeiros passos ao encontro do saber, de um novo aprendizado, é quando novos horizontes nos são apresentados. No início vem a convivência com novos coleguinhas, a tia da escola, as primeiras letras. Para uns, é um longo caminho a ser trilhado. Para outros, nem tanto. O certo, é que no dia 11 de agosto, esta data é comemorada. Então, os pequeninos, sem
entender muito o motivo da não ida à escola, perguntam: - Por quê não vamos à escola hoje? - Meu filho, hoje é dia do estudante e, não haverá aula, portando, você terá o dia todo livre para brincar. -Êpa! Que maravilha, painho!

OBJETIVOS:Valorizar o papel do ESTUDANTE como elemento
fundamental na constituição da SOCIEDADE;
Fortalecer os vínculos entre ESTUDANTES e ESCOLA;
PARTICIPANTES:Alunos e equipe pedagógica.
VIVÊNCIA DO TEMA:Atividades pedagógicas desenvolvidas em sala
(pesquisas, leitura e interpretação de textos,
debates, discussões, exibição de filmes, entrevistas etc.)
ATIVIDADES SUGERIDAS:Pesquisa sobre a origem da comemoração do
DIA DO ESTUDANTE;Pesquisa sobre como o DIA DO ESTUDANTE é vivenciado
atualmente na nossa sociedade,
Leitura e discussão de textos
que relacionam o ESTUDANTE ao consumismo do comércio e
da propaganda na nossa sociedade;Estudo de textos, reflexões e produções escritas sobre os
valores humanos e atitudes relacionados ao tema;Confecção de cartões contendo mensagens positivas de
incentivo para os ESTUDANTES;Confecção cartazes com fotos de ESTUDANTES de
diversos grupos sociais e níveis econômicos;Promover roda de vivência e, em seguida, produzir
textos individuais e/ou coletivos sobre o que é ser ESTUDANTE.
Produzir quadrinhos e poesias sobre o tema;Montar murais com fotos e produções dos alunos sobre o tema.
Confeccionar pipas literárias .
Em grupo as educadoras podem montar espetinhos de frutas
para serem distribuido para as crianças.
Banho de piscina,atividades dirigida no parquinho.
Pic-nic dos valores.

OBS: As atividades acima sugeridas deverão ser
adaptadas para se adequarem ao nível das turmas
e dos alunos envolvidos.

DIVULGAÇÃO DO PROJETO:O projeto deverá ser amplamente divulgado .Os alunos deverão participar ativamente de todas as atividades e a escola deverá divulgar com antecedência a programação da culminância.

PREPARAÇÃO DO ESPAÇO DA CULMINÂNCIA:Confecção de cartazes indicativos com a partipação dos alunos;
Organização de murais com trabalhos dos alunos;
Distribuição na quadra dos espaços dos alunos e professores;
Organização dos espaços onde será servido o Lanche Coletivo;
OBS: Envolver os alunos no processo de limpeza e organização da escola.
CULMINÂNCIA – ATIVIDADES SOCIO-INTERATIVAS(GINCANAS)

PROGRAMAÇÃO:
1º MOMENTO:Chegada dos alunos e divisão em grupos por cores:
AZUL, VERMELHO e VERDE.Organização dos alunos nos espaços respectivos de cada cor;
Palestra interativa com os alunos sobre
O QUE É SER ESTUDANTE partir das discussões realizadas em sala.
2º MOMENTO:Sorteio dos professores presentes para organizá-los
segundo as cores dos grupos;
Orientação sobre as atividades a serem desenvolvidas na manhã
Organização das torcidas de cada grupo.
3º MOMENTO:
Realização das atividades sócio-interativas:
BASQUE-PASSE
CABO DE GUERRA
FUTE-DUPLA
REVESAMENTO DE MATERIAIS
PASSE-REPASSE
4º MOMENTO:
Lanche Coletivo
Encerramento (Apresentações de grupo de dança
com estudantes,peças teatrais ,karaokê).
ATIVIDADES SÓCIO-INTERATIVA.
BASQUE-PASSE:
PARTICIPANTES:
2 equipes, cada equipe com 10 componentes,
num total de 20 participantes.MATERIAL: 2 bolas de BasquetePREPARAÇÃO:a) Os professores escolherão entre os ALUNOS
presentes os participantes para atividade
b) Será feita por sorteio a ordem de jogada dos grupos
c) Os professores coordenadores de cada
cor organizarão duas filas indianas de frente a
cada tabela de Basquete da quadra;
d) Ao mesmo tempo, serão explicadas a todos através
do serviço de som as regras do jogo.
JOGO:
Do início da fila, a bola deverá ser passada para
trás por cima da cabeça de cada participante, um a um,
sem que eles se virem. Ao final da fila,
a bola deverá retornar para frente passando
entre as pernas de cada participante.
Em qualquer uma das situações, se a bola cair no chão,
deverá retornar ao jogo no lugar que ela caiu.
Ao chegar ao começo da fila, a bola deverá sem
arremessada pelo jogador da frente na cesta de basquete.
Convertendo ou não, o mesmo recolherá a bola,
entregará ao jogador seguinte e vai para trás da fila.
Começa tudo de novo até todos os componentes terem
arremessado a bola.DURAÇÃO DO JOGO:
O término de uma rodada;FINAL DO JOGO:
Vencerá a equipe que ao terminar a rodada,
tiver convertido o maior número de cestas.
CABO DE GUERRA:PARTICIPANTES:
2 equipes com todos os seus componentes
(desde que tenham número igual de participantes).
MATERIAL:
1 corda grossa e longa.PREPARAÇÃO:a) Será feita por sorteio a ordem de jogada dos grupos;
b) Os professores coordenadores de cada cor organizarão
os dois grupos. Cada grupo deverá segurar em cada
extremidade da corda, que deverá estar dividid
meio a meio em lados opostos da quadra;
c) Ao mesmo tempo, serão explicadas a todos através do
serviço de som as regras do jogo.JOGO:
Ao sinal do apito, cada grupo deverá puxar com
força a corda para o seu campo.DURAÇÃO DO JOGO:
O tempo que a equipe levar para
trazer o grupo oponente para o seu lado da quadra;
FINAL DO JOGO:
Vencerá a equipe que conseguir trazer todo o
grupo oponente para o seu território na quadra.

FUTE-DUPLA:
PARTICIPANTES:
2 equipes, cada equipe com
9 componentes, num total de 18 participantes.MATERIAL:
1 bola de Futsal e 8 fitasPREPARAÇÃO:a) Os professores coordenadores escolherão entre
os alunos presentes os 18 participantes da atividade
dividindo-os em 2 equipes.
b) Os componentes de cada dupla serão presos
com uma fita da cor do grupo.;
c) Ao mesmo tempo, serão explicadas a todos através
do serviço de som as regras do jogo.JOGO:
O jogo obedecerá às regras gerais do Futsal.
o objetivo maior é fazer gols sem que as duplas se
desfaçam e que sejam respeitadas as regras de lealdade em campo.
No caso de ocorrer empurrões e/ou puxões de camisa serão
marcadas faltas que, dependendo da gravidade e
posição no campo, terão como penalidade a perca
da posse da bola ou pênalti. A saída de bola do campo
implica na perca de posse da mesma.
DURAÇÃO DO JOGO:
1 tempo de 10 minutos;
FINAL DO JOGO:
vencerá a equipe que ao término da partida tiver
realizado o maior número de gols.REVESAMENTO DE MATERIAIS:
PARTICIPANTES:
as 2 equipes com todos os seus componentes.MATERIAL:
4 caixas, sendo 2 cheias
de materiais diversos e 2 vazias.PREPARAÇÃO:a) Será feita por sorteio a ordem de jogada dos grupos.
b) Os professores coordenadores de cada cor
organizarão duas filas indianas de frente a cada cesta de materiais;
c) Ao mesmo tempo, serão explicadas a todos
através do serviço de som as regras do jogo.JOGO:
Do início da fila, os materiais deverão ser passados
de mão em mão para cada participante, um a um,
sem que eles caiam. Ao final da fila, os materiais deverão ser
colocados na caixa vazia.
Quando já tiverem passado todos os objetos,
o grupo deverá reiniciar a atividade passando-os de mão
em mão para encher novamente a caixa vazia.
Em qualquer situação, se um objeto cair no chão,
deverá ser apanhado e passado pó todos os componentes
do grupo até ser colocado na caixa.
DURAÇÃO DO JOGO:
O término de uma rodada;FINAL DO JOGO:
Vencerá a equipe que terminar a
rodada em primeiro lugar.
PASSE-REPASSE:PARTICIPANTES:
10 alunos em cada grupo.
MATERIAIS:
1 prato, 1 bola e 1 apito.PREPARAÇÃO:
Serão escolhidos 10 participantes de cada grupo para o jogo,
havendo na equipe alunos representantes de cada série.JOGO:
Faz-se 2 filas indianas com os 10 participantes de cada
grupo que vão se sucedendo de forma que, em cada bateria
de 10 perguntas, cada um responda a uma delas.
1. Os dois jogadores da vez se posicionam de pé um em
frente ao outro, com as mãos para trás;
2. Ao sinal do apito, o jogador que primeiro
pegar a bolinha tem a 2
3. Suponde-se que o jogador A pegou a bolinha,
ele pode RESPONDER a pergunta ou, caso prefira,
pode PASSAR a mesma para o jogador B;
4. O jogador B pode RESPONDER a pergunta,
ou ainda REPASSAR a mesma novamente para o jogador A;
5. O jogador A será obrigado a RESPONDER a pergunta,
mas terá um tempo de 15s para consultar os companheiros de jogo;
6. Cada ACERTO vale 1 PONTO para o time do jogador
e cada ERRO vale 1 PONTO para o time adversário.
DURAÇÃO DO JOGO:
10 perguntas em cada rodada.FINAL DO JOGO:
vencerá a equipe que ao término da partida
tiver realizado o maior número de pontos.Documento elaborado professora Flávia Maria
e modificado por Francisca Maria .NOTA :PARABÉNS PROF; FLÁVIA.
PARA REFLETIR...
11 coisas que estudantes não aprenderiam na escola

Acredito nas palavras abaixo, os pais devem dar mais
limites e responsabilidades aos seus filhos por pior que pareça.
A vida pode ser cruel, e a crueldade pode atingir qualquer um,
principalmente aqueles que não tem os pés firmes no chão.
Para qualquer pessoa com filhos de qualquer idade ou qualquer
pessoa que já foi criança, aqui estão alguns conselhos de Bill Gates
em uma conferência de uma escola secundária sobre 11 coisas
que estudantes não aprenderiam na escola.
Ele fala sobre como a política do "sentir-se bem"
tem criado uma geração de crianças sem conceito da realidade
e como esta política tem levado as pessoas a falharem em suasvidas
posteriores à escola (não é à-toa que ele é um dos homens
mais bem sucedidos e ricos do mundo).
Regra 1: A vida não é fácil - acostume-se com isso.
Regra 2: O mundo não está preocupado com a sua auto-estima.
O mundo espera que você faça alguma coisa útil por ele ANTES de
sentir-se bem com você mesmo.
Regra 3: Você não ganhará US$ 40,000 por ano assim que sair da escola.
Você não será vice-presidente de uma empresa com carro e telefone
à disposição antes que você tenha conseguido
comprar seu próprio carro e telefone.
Regra 4: Se você acha seu professor rude, espere até ter um chefe.
Ele não terá pena de você.
Regra 5: Fritar hambúrgueres não está abaixo da sua posição social.
Seus avós têm uma palavra diferente para isso -
eles chamam de oportunidade.
Regra 6: Se você fracassar, não é culpa de seus pais,
então não lamente seus erros, aprenda com eles.
Regra 7: Antes de você nascer seus pais não eram tão chatos como agora.
Eles só ficaram assim por pagar as suas contas,
lavar suas roupas e ouvir você falar o quanto você mesmo era legal.
Então antes de salvar o planeta para a próxima geração
querendo consertar os erros da geração dos seus pais,
tente limpar seu próprio quarto.
Regra 8: Sua escola pode ter eliminado a distinção entre
vencedores e perdedores, mas a vida não é assim.
Em algumas escolas você não repete mais de ano e
tem quantas chances precisar até acertar.
Isto não se parece com absolutamente NADA na vida real.
Regra 9: A vida não é dividida em semestres.
Você não terá sempre os verões livres e é pouco provável que
outros empregados o ajudarão a cumprir suas tarefas
no fim de cada período.
Regra 10: Televisão NÃO É vida real.
Na vida real, as pessoas têm que deixar o barzinho ou a
cafeteria e ir trabalhar.
Regra 11: Seja legal com os "Nerds".
Existe uma grande probabilidade de você vir a trabalhar para um deles.
LEU E REFLETIU E AGORA ?NOSSOS ALUNOS APRENDEM,ESSAS REGRINHAS NA ESCOLA?