quinta-feira, 22 de maio de 2014

PLANEJAMENTO ANUAL EDUCAÇÃO INFANTIL PORTUGUÊS - OBJETIVO Desenvolver percepção visual, auditiva, coordenação viso-motora; Desenvolver orientação temporal (começo, meio e fim); Desenvolver orientação espacial; Adquirir o hábito de ouvir,falar e organizar o pensamento lógico; Desenvolver e aprender e código da escrita no meio em que vive; CONTEÚDO Coordenação viso-motora: 1. Desenho livre; 2. Labirinto; 3. Pintura; 4. Recorte e colagem; 5. Traçados de linhas com movimentos livres e dirigidos. Percepção visual: 1. Cor, forma, tamanho, detalhes, complementação de figuras; 2. Letras (vogais e alfabeto) Orientação temporal: começo, meio e fim, mais velho, mais novo, primeiro e último; Orientação espacial: dentro/fora, em cima, entre, em baixo, na frente, atrás, mais alto, mais baixo, mais pero e mais longe. MATEMÁTICA - OBJETIVO Estimular o raciocínio lógico, estabelecendo relações entre os conceitos: todo, igual, parte, diferente, grande, pequeno, tamanho, cor, forma, etc. Desenvolver o conceito numérico através da expressão verbal e gráfica; Desenvolver a noção de diferente medidas em relação aos obetos e ao tempo; Identificar figuras geométricas; Fazer associação entre conjuntos. CONTEÚDOS Estruturas lógicas 1. Discriminação semelhança e diferença; 2. Comparação, identificação, conjuntos,correspondência, quantidade e cores; 3. Figuras geométricas; 4. Tamanho e formas; 5. Números; 6. Medidas: tamanho de objetos, distância entre objetos, velocidade, massa (leve, pesado),temperatura, som. NATUREZA e SOCIEDADE - OBJETIVO Estimulação dos sentidos, desenvolvendo a capacidade de auto-higiene e a identificação e nomeação das partes do corpo; Desenvolver hábitos de cuidados com a natureza e a importancia da sua preservação; Nomear e reconhecer diferentes animais e o seu habitat; Identificar e reconhecer a si mesmo; Compreender o ambiente estabelecendo, relações com pessoas, pequenos animais, plantas e com objetos diversos manifestando curiosidade e interesse; Estabelecer relações entre fenômenos da natureza; Desenvolver cuidados simples de higiene com o corpo e o ambiente; Desenvolver a atenção e as habilidades de identificar, estabelecer relações e solucionar problemas; Identificar as datas comemorativas, como datas importantes em nosso meio escolar; Identificar diferentes tipos de alimentos; Estimular a atenção e a observação; Valorizar a cultura brasileira; Explorar o meio ambiente e suas riquezas; CONTEÚDOS Natureza 1. Eu, família, escola; 2.Trabalho; 3. Meios de comunicação; 4. Meios de transportes; 5. Profissões; 6. Cultura e tempo; 7. Datas comemorativas: Carnaval, Circo, Páscoa, Índio, Brasília, Dia das mães, Festa junina, Dia dos pais, Folclore,Trânsito, Pátria, Bíblia, Árvore, Dia das crianças, Dia do professor, Dia da Bandeira, Natal. Sociedade 1. Hábitos de higiene corporal/saúde; 2. Seres vivos e ambiente natural; 3. Meu corpo; 4. Água; 5. Animais; 6. Plantas; 7. Os sentidos; 8. Alimentação; 9. Meio ambiente; 10. Mudanças de tempo (Dia e noite); 11.As estações do ano. ARTES - OBJETIVO Incentivar e desenvolver o hábito de desenho, estimulando assim a fantasia da criança; Estimulação de brinquedos atraés de sucatas; Estimular e coordenação da criança e a criatividade com uso de argila e massinha. OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS Desenvolver o hábito de asseio (pedirn para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz etc.:; Habituar-se a usar clichês socias; Permitir que a criança seja independente; Levar a criança a socialização em grupo; Mante-la ocupada. CONTEÚDO Desenhos livres e direcionados; pinturas; Sucatas; Argilas e massinhas. ESTRATÉGIA GERAL Através de jogos, brincadeiras e atividades lúdicas envolvendo operações concretas. Através de materiais pedagógicos, sucatas, brincadeiras, jogos e atividades viso manuais concretas (pinturas, desenhos, etc). Utilização de recursos audiovisuais como: músicas, histórias, parlendas vídeo, CD, figuras, rótulos, livros, portadores de textos, etc. Leituras, interpretações, cantos, conversas, brincadeiras, jogos, recursos audiovisuais, livros, materiais pedagógicos, etc. Apresentação de crachás, fichas, cartazes, desenhos, jogos e brincadeiras, etc. Fichas cartazes, desenhos, materiais pedagógicos, jogos e brincadeiras. Materiais pedagógicos, brincadeiras, atividades visomanuais concretas, etc. OBSERVAÇÕES: Egocentrismo. Descobertas: tato, movimentos, formas, pessoas, texturas, reprodução de sons, andar, comunicação, etc. Coordenação Motora: abrir, fechar, empilhar, encaixar, puxar, empurrar, etc. Fantasia, Invenção e Representação (imitação de situações conhecidas: escolinha, casinha). Criatividade TIPOS DE BRINCADEIRAS: Brincadeiras referentes à educação sensório-motora (sentir/executar). Exploração, canto, perguntas e respostas, esconder. Brincadeiras sem regras. Brincadeiras com poucas regras simples. Utilização das formas básicas de movimentos (andar, correr, saltar, rolar, etc). Estimulação e motivação. Atividades lúdicas. O uso do parquinho diário, pois nessa idade a criança tem bastante energia e grande dificuldade de concentração, por isso todas as atividades devem ser curtas e com bastante estímulo/incentivo por parte do professor. Jogos de bola em rodas, promovendo a integração social, onde a criança deverá jogá-la para o amigo, dizendo o nome (ou dito pelo professor). Trabalhos manuais com massinhas e argila, deixando que estes manuseiem bastante. Incentivo e desenvolvimento da fala, onde o professor deverá conversar e estimular para que a criança consiga manifestar o que quer, não permitindo que ela só se manifeste por gestos. Ampliar seu vocabulário, conversando diariamente, com a criança sobre os aspectos do dia-a-dia. Incentivar e permitir a fala da criança em todas as atividades possíveis, falando corretamente com a criança. Mostrar à criança a conveniência de falar em voz baixa, trabalhando com a criança o saber escutar. Apresentação das cores. Trabalhos com músicas gestuais, cantigas de roda e dança,estimulando partes do corpo. Contos de histórias curtas. Coordenação motora livre, como rasgar papel, brincar de massinha, etc. Brincadeiras de imitar os adultos, como escovar os dentes de bonecas, fazer comidinha, ir as compras, banho de bonecas, etc. Explorar o ambiente escolar, mostrando árvores, passarinhos, parquinho, etc. AVALIAÇÃO Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora. O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Semestre. .