PLANEJAMENTO
PEDAGOGICO
ESCOLA ARTE DE
CRIANÇA
PRO JACIMIRA JARDIM I ANO 2015
JARDIM I –
LINGUAGEM
ORAL E ESCRITA
OBJETIVO
1. Desenvolver
percepção visual, auditiva, coordenação viso-motora.
2. Desenvolver
Orientação temporal (começo, meio e fim).
3. Desenvolver
Orientação espacial.
CONTEÚDO
• Coordenação
viso-motora:
1. Desenho livre.
2. Labirinto.
3. Pintura.
4. Recorte e colagem.
5. Traçado de linhas
com movimentos livres e dirigidos.
• Percepção visual:
1. Cor.
2. Forma.
3. Tamanho
4. Detalhes.
5. Complementação de
figuras.
6. Letras (a, e, i,
o, u).
• Orientação
temporal: começo, meio e fim, mais velho, mais novo, primeiro e último.
• Orientação
espacial: dentro/fora, em cima, entre, em baixo, na frente, atrás, mais alto,
mais baixo, mais perto e mais longe.
ESTRATÉGIA
Folhas que promovam o
interesse da criança. Pode-se também trabalhar as vogais com músicas.
Trabalhar as noções
do conteúdo no dia-a-dia da criança, explicando-a sempre que ocorrer dúvidas.
Pode-se trabalhar também com jogos, brincadeira, histórias e músicas.
AVALIAÇÃO
Avaliação será
contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas
atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
O instrumento de
avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
MATEMÁTICA
OBJETIVO
Estimular o
raciocínio lógico, estabelecendo relações entre os conceitos: todo, parte,
igual, diferente, grande, pequeno, tamanho, cor, forma, etc.
Desenvolver o
conceito numérico através da expressão verbal e gráfica.
Desenvolver a noção
de diferente medidas em relação aos objetos e ao tempo.
CONTEÚDO
• Estruturas lógicas:
1. Discriminação
(semelhanças e diferenças).
2. Comparação.
3. Identificação.
4. Conjuntos.
5. Correspondência.
6. Cores.
• Tamanho e formas
(círculo, triângulo, quadrado, retângulo).
• Número de 1 a 9,
quantidade (mais, menos, muito, pouco, cheio e vazio).
• Medidas:
1. Tamanho de objetos
(pequeno, grande, maior, menor, grosso e fino).
2. Distância entre os
objetos (longe, perto).
3. Velocidade
(rápido, lento, devagar, depressa).
4. Massa (leve,
pesado).
5. Temperatura
(quente, frio).
6. Som (alto, baixo).
7. Tempo (muito
tempo, pouco tempo, dia, noite, hoje, ontem e amanhã).
ESTRATÉGIA
• Através do uso de
material concreto e/ou dourado que promovam a discriminação.
• Através do uso de
material concreto onde a criança consiga visualizar e conceituar a contagem dos
objetos, e mais tarde a apresentação dos números em lousa, caderno, folhas de
sulfite, cartazes e músicas.
• Através de material
concreto que permita a visualização de diferente medidas, utilizando também
jogos e brincadeiras. Em relação ao tempo é interessante o uso de calendário
mostrando o dia, mês, ano e tempo meteorológico, e o aniversário das crianças
da sala.
AVALIAÇÃO
Avaliação será
contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas
atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
O instrumento de
avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
SOCIEDADE
OBJETIVO
1. Identificar,
nomear e se reconhecer como membro de sua família, reconhecendo sua importância
e valor que possui em casa.
2. Desenvolver
socialização.
3. Identificar os
meios de transportes que circulam em nosso país, relacionando-os com o
trânsito.
4. Identificar os
meios de comunicação existentes em nosso país.
5. Identificar
diferentes profissões, bem como sua importância para economia familiar e do
país.
6. Estimular o
reconhecimento da história Brasileira.
CONTEÚDO
• Eu/Família/Casa.
• Escola
• Meios de
Transporte/Trânsito.
• Meios de
Comunicação.
• Profissões.
• Datas
Comemorativas:
1. Carnaval.
2. Páscoa.
3. Dia Nacional do
Livro Infantil.
4. Dia do Índio.
5. Dia do Trabalho
6. Dia das Mães.
7. São João.
8. Dia dos Pais.
9. Dia do Soldado.
10. Folclore.
11. Independência.
12. Dia da Árvore.
13. Primavera.
14. Semana do
Trânsito.
15. Dia das Crianças.
16. Proclamação da
República.
17. Primavera.
18. Dia da Árvore.
19. Natal e outros.
ESTRATÉGIA
Através de figuras,
desenhos, gestos, músicas, histórias e explicações sobre o significado de cada
item, e produções de lembrancinhas que traduzam a data em questão.
AVALIAÇÃO
Avaliação será
contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas
atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
O instrumento de
avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
NATUREZA
OBJETIVO
• Estimulação dos 5
sentidos, desenvolvendo a capacidade de auto-higiene e a identificação e
nomeação das partes do corpo.
• Incentivar a
importância ecológica, através da jardinagem e horticultura.
• Apresentar a
diferença entre campo/cidade e praia, estabelecendo a noção de tempo.
• Identificar a
importância da água para os seres vivos mostrando a diferenciação entre seres
vivos e não vivos.
• Nomear e reconhecer
diferentes animais.
• CONTEÚDO
• O corpo humano (os
sentidos, hábitos de higiene, e partes do corpo).
• A natureza
(dia/noite/tempo, água, campo, cidade, praia, seres vivos e não vivos, plantas
e animais).
ESTRATÉGIA
• Exercícios e
atividades que desenvolvam a visão, audição, tato, olfato e gustação.
Incentivar também o lavar as mãos, escovar os dentes sempre que necessário,
através de músicas e histórias, que despertem o interesse da criança.
• Plantar mudas e
flores explorando o meio ambiente, livros e revistas que auxiliam a explicação
sobre a natureza para o professor.
AVALIAÇÃO
Avaliação será
contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas
atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
O instrumento de
avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
ARTES
OBJETIVO
• Incentivar e
desenvolver o hábito de desenho, estimulando assim a fantasia da criança.
• Estimulação de
confecção de brinquedos através da sucata.
• Estimular a
coordenação da criança e a criatividade com o uso da argila e massinha.
CONTEÚDO
• Artes: desenho
livre e pintura.
• Sucata.
• Argila e massinha.
ESTRATÉGIA
• Utilização de
lápis, pincéis, cola com muito incentivo, estimulando a criança através de
elogios.
• Material de sucata
e criatividade do professor.
• Apresentação de
argila e massinha.
AVALIAÇÃO
Avaliação será
contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas
atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
O instrumento de
avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
OBJETIVOS
SÓCIO-EMOCIONAIS
• Desenvolve hábitos
de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc.
• Habitua-lo a usar
os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, etc.
• Permitir que a
criança seja independente.
• Deixa-la explorar
ao máximo os objetos e brinquedos.
• Levar a criança a
brincar com os outros do grupo.
• Fazer com que a
criança não fixe em um único colega.
• Mante-la ocupada.
• Levar a criança a
participar das atividades de grupo.