quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Muito Além de um Ideal Pacifista




De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamo-vos, pois, da parte de Cristo, que vos reconcilieis com Deus(2 Coríntios 5:20).

Mahatma Gandhi, o guerreiro indiano da liberdade, conhecido por sua vida dedicada à não-violência e à reconciliação, chegou à conclusão que quem estudasse as doutrinas de outras religiões com reverência, qualquer que fosse a religião, iria alargar o coração, e não fechá-lo. Embora profundamente enraizado no hinduísmo, seus pensamentos mostram a influência do sermão da montanha proferido por Jesus Cristo.

 Ghandi entendeu perfeitamente muitas palavras de Cristo, melhor que os líderes dos tempos das cruzadas, os quais faziam guerras utilizando como pretexto a bandeira da cruz. Abrir o coração para todos é um ensino bíblico (Gálatas 6:10). Contudo, se considerarmos a vida neste mundo, é necessário bem mais que um coração aberto e a não-violência nas relações humanas.

Jesus Cristo está infinitamente além de um ideal pacifista. Sendo Filho de Deus, Ele revelou fielmente o único e verdadeiro Deus. Lemos em Atos 4:12: “Em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos”. Jesus Cristo é o único caminho para Deus (João 14:6).

Não se trata de uma questão de tolerância, mas de verdade. E a verdade concernente ao único Deus, ao único Redentor e à Palavra de Deus não é para ser escondida. É esse Redentor que pregamos, não com fogo e espada, mas com Seu comovente amor e Sua chamada à reconciliação. “Rogamo-vos, pois, da parte de Cristo, que vos reconcilieis com Deus.”

Fanático?



Este dia é dia de boas novas, e nos calamos; se esperarmos… algum mal nos sobrevirá.(2 Reis 7:9).

 “Você deve ser um daqueles fanáticos religiosos que nunca deixam as pessoas em paz por causa da incessante pregação!” Foram essas palavras que um jovem disse para um evangelista, o qual ia de porta em porta pregando as boas novas de Jesus Cristo e rogando que abrissem “os olhos, e das trevas os converteres à luz, e do poder de Satanás a Deus; a fim de que recebam a remissão de pecados” (Atos 26:18).

Em resposta, o pregador lhe contou uma história. “Quando cheguei aqui, há muitos anos, vi como uma massa de rochas da pedreira da cidade de repente se soltou e caiu sobre três homens, que ficaram soterrados. Eu gritei com todas as minhas forças. Meus gritos não foram em vão. Várias pessoas vieram ajudar e conseguimos salvar dois homens. Naquela ocasião, eles me agradeceram. Não me chamaram de fanático.

E como eu poderia permanecer em silêncio quando vejo tantas pessoas ao meu redor indo diretamente para a condenação eterna? Não, meu amigo, eu não sou um fanático. Nós, que conhecemos o Senhor Jesus, somos ‘embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamo-vos, pois, da parte de Cristo, que vos reconcilieis com Deus’ (2 Coríntios 5:20). Quando pregamos, estamos simplesmente fazendo o que o próprio Senhor Jesus nos mandou fazer!”

O paraquedas só abre se você pular!




Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará. Salmo 37:5

Eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia.2 Timóteo 1:12



Enquanto o paraquedista não ousar pular, jamais conhecerá a capacidade e a força das cordas de seu paraquedas. A aventura tem de ser encarada, e isso demanda confiança. Somente na descida o paraquedista pode sentir como é ser carregado. A mesma coisa acontece com a fé prática. Enquanto não nos rendermos completamente à providência de Deus, não poderemos experimentar seus efeitos.

É difícil encontrar a verdadeira confiança. As promessas feitas no evangelho são insuficientes para nós: queremos ver algo para podermos acreditar. Mas não temos como saber de que forma Deus nos conduzirá se não Lhe dermos oportunidade para tal. No caminho da fé temos de dar o primeiro passo. Não precisamos começar a calcular ou tentar predizer o futuro, para encontrar nossas próprias soluções. Temos de simplesmente descansar no Senhor.

Naturalmente, é imprescindível agir com sabedoria quando se trata do futuro. Tudo depende de como pensamos e enxergamos a vida. Podemos planejar cada detalhe antecipadamente, temendo a incerteza; mas isso, no fundo, demonstra a falta de confiança em Deus. Por outro lado, podemos honrar o Senhor tomando precauções sábias sem ansiedade, levando tudo a Deus para que Ele nos conceda o que necessitamos e conduza nossa vida da maneira que Lhe aprouver. Isso demanda fé, confiança e um conhecimento real do amor de Deus.