terça-feira, 10 de julho de 2012

PROJETO PRIMAVERA


Do mesmo modo que no início da primavera todas as folhas têm a mesma cor e quase a mesma forma, nós também, na nossa tenra infância, somos todos semelhantes e, portanto, perfeitamente harmonizados.
Arthur Schopenhauer


Justificativa: A primavera é a estação das flores, e por isso mesmo a mais encantadora das estações. Quem não fica encantado com o desabrochar de uma bela rosa, com o trinado dos pássaros e com o pousar das abelhas tirando o néctar das flores?
Isso tudo é tão corriqueiro que mal nos damos  da importância da estação chamada estação das flores. 
Pensando nisso elaborei o seguinte projeto no intuito de tornar as crianças mais familiarizadas com essa linda estação e conscientizá-la de sua importância no equilíbrio natural do ambiente.
O que aconteceria caso a primavera não chegasse?
É diante desse tema que as crianças irão desenvolver seus  durante essas semanas, interagir com o meio ambiente e desenvolver seu processo cognitivo dentro e fora de .


Objetivo Geral : Tornar o educando consciente da importância vital  da primavera em nossas vidas visando a aquisição de conhecimento de mundo e promovendo a interação aluno e meio ambiente, afim de adquirir valores que farão diferença em seu futuro.
Objetivos específicos:
Serão desenvolvidos por cada professor durante o processo, afinal quem melhor que o professor pra saber a meta a ser atingida em sala de aula?

Algumas sugestões de Objetivos:




* Desenvolver na criança o interesse pelo meio ambiente e suas estações.
* Identificar vogais e consoantes nas letras das músicas do vídeo
* Perceber as estações como primordias pra vida em nosso planeta
* Resolver e criar situações problema dentro do tema proposto
* Produzir textos com coerência e organização
* Criar painéis ( sugestão aqui no blog)
* Desenvolver seu potencial artístico na pintura de telas
* Trabalhar sua coordenação motora durante as atividades de artes e produção de materiais pra uma bandinha
*Identificar as estações por suas  características
* Desenvolver estratégias de ajuda ao meio ambiente
* Pesquisar receitas e curiosidades sobre a primavera
* Descobrir através de pesquisa entre os familiares a data em que inicia e termina cada estação
* Elaborar gráficos e tabelas com os dados da pesquisa.
* Fazer listagem dos personagens do filme adjetivando-os.
* Trabalhar substantivos próprios dando nome às flores
* Identificar a profissão de cada personagem e montar livrinho ilustrado sobre cada uma delas.
* Montar rilha de flores pra trabalhar operações
* Trabalhar frações com as receitas pesquisadas e feitas em sala de aula.

 Abertura


O projeto terá inicio no dia ___ / ____  com os alunos no pátio em uma Sessão Pipoca com o filme PRIMAVERA PARA MORANGUINHO. ( Seria interessante que o filme fosse exibido com auxílio de retroprogetor).DURAÇÃO :  45 min
Ao término da Sessão apresentação de teatro de fantoches com a turma da moranguinho fazendo pergunta a cerca do filme e sobre a estação das flores para que o professor tenha prévia ideia do conhecimento do aluno. ( cada professor deve anotar em uma prancheta previamente pronta o conhecimento de cada aluno a fim de desenvolver atividades dentro da dificuldade de cada um)


Desenvolvimento: Durante toda a semana o professor deverá trabalhar com os personagens do filme contextualizando o tema primavera com os conteúdos abaixo propostos.


Sugestões de atividades:



Joguinhos educativos como memória sílabas e trilhas.
Confecção de flores com garrafas Pet 
Montagem de bandinhas.
Elaboração de músicas e paródias com o tema do projeto pra concurso final.
Promover rodas de conversa explorando o tema do projeto
Fazer lista das profissões citadas no vídeo
Fazer lista de palavras com o nome das flores colocando-as em ordem alfabética
Elaborar problemas interessantes para resolução rápida e eficaz do aluno
Utilizar o calendário para indicar o que predomina em cada estação como a neve no inverno que aparece no filme, mas é raro acontecer no Brasil.
Fazer pesquisa de campo,  coleta de flores listando suas características.
Confeccionar flores e escrever dentro de cada uma delas palavras relacionadas com a primavera onde apareçam encontros vocálicos ou consonantais.
Discutir os efeitos do aquecimento global e os motivos pelos quais as estações estão a cada ano mais confusas.
Produzir e ilustrar textos sobre a personagem primavera
Explorar o talento artístico do aluno fazendo pintura em tela com os temas: Como o mundo seria sem a primavera e Um mundo primaveril ( utilização das telas na exposição final).
Confeccionar álbum utilizando palitos de fósforo, pedacinhos de EVA pintura com bucha e textura
Construir maquetes utilizando recursos naturais 
Pesquisar comidas que tem flores como ingredientes e trabalhar matemática partindo dela.



Conteúdos Propostos:

Profissões
Resolução de problemas
Calendário
Letras do alfabeto
Vogais
Consoantes
Encontro consonantal
Preservação ambiental 
Produção Textual
Leitura e Escrita 
As estações do ano
Adjetivos
Substantivos próprios e comuns
Gráficos e Tabelas
Frações

Fechamento: Prepare uma mesa  com flores,  frutos da estação e algumas receitas com flores que forem utilizadas durante o projeto.
Prepare uma segunda mesa para um juri e no meio ponha um tapete vermelho e  um palco improvisado em frente.
Monte também 4 stands em  salas de aula no 1°  exponha as telas pintadas pelos aluno  com o tema Como o mundo seria sem a primavera  no 2°  Um mundo primaverial , no 3° A exposição dos trabalhos realizados durante o projeto e no 4° Exposição de fotos.

O organizador deverá iniciar o evento com apresentação de slide sobre os trabalhos desenvolvidos ao som de música utilizada durante o processo.
Em seguida teremos a apresentação das paródias e músicas criadas pelos alunos e tocadas com instrumentos da bandinha
Dando prosseguimento ao evento  teremos o desfile das fadinhas Primavera de cada turma.
Será aberto então um intervalo para a visita dos stands e decisão do Juri.
Retornando ao pátio serão abertos os envelopes e feita as premiações.
Ao final os alunos e convidados irão saborear as guloseimas da mesa preparada ( colocar som ambiente músicas do projeto).
Sugestão de premiação:
Medalhas em formato de florzinha pra fadinha Primavera vencedora
Kit Pintor pra melhor tela
Gravação de Cd ou Dvd pra melhor bandinha

Duração: 2 semanas




Avaliação: Será feita em todo processo através de atividades escritas, debates, e trabalhos realizados pelos alunos

Nenhum comentário:

Postar um comentário