terça-feira, 10 de julho de 2012

MEIO AMBIENTE


Projeto Meio ambiente e Consciência ecológica

  • Apresentação
  A preservação do meio ambiente vem ocupando lugar de destaque nas discussões em sala de aula e na mídia em geral. 
“Em termos de educação, essa perspectiva contribui para evidenciar a necessidade de um trabalho vinculado aos princípios de dignidade do ser humano, da participação, da co-responsabilidade e da solidariedade.” (Parâmetros Curriculares Nacionais: meio ambiente e saúde / temas transversais - MEC, p. 19).
Seguindo esse pensamento, as turmas de 1º ano da Escola Municipal..., vem propor com esse projeto mudanças de consciência e de valores que promovam as mudanças de atitudes necessárias em relação à preservação e conservação do meio ambiente.

  •  Objetivo Geral:
 Adotar posturas no ambiente escolar, em casa e na comunidade que levem a interações construtivas, justas e ambientalmente sustentáveis.
  • Objetivos Específicos:
 - Elaborar atividades onde se façam necessários o uso da observação, da comparação e da formulação de hipóteses;
- Ouvir histórias, poesias e textos informativos relacionados ao tema;
- Ouvir músicas, assistir a vídeos que tratem do tema;
- Economizar água nas diversas situações cotidianas em casa e na escola;
- Colaborar para a preservação da água no meio-ambiente;
- Adquirir hábitos de cuidado e preservação do meio onde se vive;
- Conhecer e combater o mosquito da Dengue;
- Construir um jardim suspenso;
- Conhecer os materiais que podem ser reciclados;
- Incentivar a coleta seletiva;
- produzir trabalhos de artes, utilizando as diversas linguagens artísticas.
  
  • Componentes curriculares relacionados ao projeto.
 1-     Ciência – Meio ambiente e saúde
2-     Língua Portuguesa (linguagem oral e escrita)
3-     Matemática
4-     História
5-     Geografia

  •  Conteúdos:
 Ciência – meio ambiente e saúde:
  • O que é o meio ambiente
  • Os quatro elementos da natureza
  • Água
  • Manejo e conservação ambiental (jardim)
  • Reciclagem

Língua portuguesa:
  • Poemas
  • Histórias
  • Contos
Com temas voltados ao meio ambiente.

Matemática:
  • Situações problemas
  • Noções de tempo

História:
  • Grupos sociais
  • Costumes
  • Cultura indígena
 Geografia:
  • Os papéis da comunidade
  • Escola
  • Família
  •   Etapas previstas:


  1.  Trabalhar o texto: Cuidando da Natureza Vamos cuidar
    Da mãe Natureza
    Preservando a vida
    Do nosso Planeta.

    Não desperdicem água
    Para não faltar
    Separe todo lixo
    Para reciclar.

    Não destruam as matas
    Árvores e flores
    Que enfeitam o mundo
    Com as suas cores.

    Não poluam o ar
    Isso não é legal
    Na certa vai causar
    O aquecimento global.

    Vamos trabalhar
    Nessa tarefa urgente
    Para preservar
    O nosso meio ambiente.

    Leila Maria Grillo

- Desenho interpretativo do texto lido e discutido. (Expor material produzido).

  1.  O líquido da vida. Apresentação da música – Xuá xuá.  Turma da MônicaComposição: Marcio Araujo
Atividade proposta: recortar de revistas e jornais onde podemos encontrar a água. Cartaz coletivo.        
  1. Leitura do texto: ÁGUA CLARINHA – conversação sobre a utilidade da água: atividade individual em ofício.
  2.  História: O MUNDINHO AZUL. Construção de um livro gigante.
  3.  O ciclo da água – vídeo: A turma da Clarinha e o ciclo da água. Confecção do livro: O ciclo da água.
  4.  Cuidado com o mosquito: Dengue o que é isso? Conversação. Pode ou não pode apresentação de cartaz. Construção de uma parodia com o tema DENGUE (atividade coletiva). Elaboração de informativos sobre a DENGUE para ser entregue a comunidade.
  5.  (Dia da árvore e início da Primavera) O fantástico mundo do jardim: observação do espaço verde da escola, registros através de escrita e de desenhos. O que encontramos em um jardim? Quais os animais? Quais as plantas? Confecção dos animais de jardim com material de sucata. História: A primavera da lagarta (avental da história) Confecção de personagens da história com massinha de modelar. Propor arrumação do jardim da escola, construção de um jardim suspenso. Quais as flores que iremos plantar? Cuidados com as plantas.                                                                                            História – A margarida Friorenta, utilizar fantoche para contar a história (desenho interpretativo).                                                                                                 
  6.  Reciclagem: trabalhar o livrinho individual A MAGIA DO LIXO.  O que é reciclagem? Para que serve? A importância da reciclagem.
  7. Produto final: exposição dos materiais construídos pelos alunos no decorrer do projeto, apresentações musicais, apresentações teatrais etc.  

ATIVIDADES



Nenhum comentário:

Postar um comentário